Quem busca conhecer os melhores editores de vídeo, sabe o quanto os aplicativos e programas deste tipo evoluíram nos últimos anos. De modo geral, com o advento da inteligência artificial e da tecnologia no audiovisual, é possível criar coisas incríveis, seja do computador ou até mesmo pelo celular e tablet.
Contudo, antes de procurar os melhores preços em eletrônicos e comprar aquele PC potente para criar e dar um up nas suas gravações, confira essa lista que preparamos com os melhores editores de vídeo. Boa leitura!
O que é um editor de vídeo?
Um editor de vídeo é um software ou ferramenta que permite a edição e manipulação de vídeos digitais. Ou seja, esses programas oferecem uma variedade de recursos que permitem cortar, juntar, adicionar efeitos visuais, transições, texto, áudio, entre outras funcionalidades.
Dessa forma, torna-se possível a criação de vídeos autorais e únicos. Além disso, há uma gama imensa destes editores de vídeo, que podem atender tanto profissionais do ramo quanto amadores que desejam criar conteúdo audiovisual para diversos fins. Por exemplo, a produção de vídeos promocionais, vlogs, tutoriais, filmes caseiros, entre outros.
Melhores editores de vídeo para PC
A seguir, elencamos 7 editores de vídeo que são bastante populares. Atente-se que nesta lista existem opções gratuitas, pagas mensalmente ou como assinatura anual. Continue a leitura.
1 | Wondershare Filmora
Primeiramente, temos o Wondershare Filmora que é um editor de vídeo gratuito que oferece uma interface personalizável e flexível. Em outras palavras, ele é ideal para usuários semi-profissionais que desejam melhorar sua edição de vídeo para um nível superior.
Para isso, ele suporta uma ampla variedade de formatos de entrada e saída, como .MOV, .MPEG4, .MP4, .AVI, entre outros.
Suas vantagens incluem muitos recursos avançados, sendo perfeito para usuários mais experientes, porém, a curva de aprendizado pode ser acentuada para iniciantes.
2 | HitFilm Express como destaque entre os editores de vídeo
O HitFilm Express é um editor e compositor popular gratuito de vídeo e filme, comparável ao Adobe After Effects. Em resumo, ele oferece muitas opções de composição de efeitos visuais e ferramentas de edição gratuitas.
Apesar de suas vantagens, como um amplo espectro de transições e efeitos de vídeo, pode ser desafiador para iniciantes devido à interface complexa e recursos limitados ao exportar arquivos de vídeo.
3 | Lightworks
O próximo na lista dos melhores editores de vídeo é o Lightworks. Isso porque ele tem foco em profissionais, com muitos recursos de edição de vídeo e efeitos visuais. De modo geral, ele permite editar até 256 vídeos, áudio e clipes de imagens estáticas. Embora seja uma excelente opção para profissionais, pode não ser tão amigável para iniciantes devido à sua interface e recursos avançados.
4 | Movavi Video Editor
Por sua vez, o Movavi Video Editor é um software ideal para iniciantes, uma vez que oferece uma interface amigável com controles por abas e recursos avançados. Por exemplo, ferramentas de edição de áudio, filtros, transições e compartilhamento de arquivos.
Sendo assim, ele é popular pela sua facilidade de uso e permite criar e editar vídeos de ótima aparência sem a necessidade de experiência prévia. Por fim, ele está disponível para Windows e macOS e possui uma versão de avaliação gratuita para testar antes de comprar.
5 | Adobe Premiere Pro entre os editores de vídeo mais completos do mercado
O Adobe Premiere Pro é um editor de vídeo profissional e popular, amplamente utilizado na indústria de mídia e entretenimento. Isso porque ele oferece uma ampla variedade de recursos de edição de vídeo, incluindo suporte a formatos de arquivo de alta resolução, efeitos visuais e de áudio, integração com outros softwares Adobe, como o After Effects, e uma interface personalizável.
Contudo, mesmo sendo um software pago, ele oferece uma versão de avaliação gratuita de 7 dias.
6 | Final Cut Pro
O Final Cut Pro é um editor de vídeo profissional exclusivo para usuários do macOS. Ele oferece recursos de edição de vídeo avançados, como suporte a formatos de arquivo de alta resolução, integração com outros softwares da Apple, como o Motion e o Compressor, e uma interface intuitiva e personalizável.
Assim como o anterior, ele também é um software pago, mas oferece uma versão de avaliação gratuita de 30 dias.
7 | CapCut
Por último, temos o CapCut, anteriormente com o nome de ViaMaker. Seu diferencial é a conexão direta com o TikTok e o fato dele possuir um programa leve e que roda até mesmo online. Além disso, ele oferece recursos de edição de vídeo básicos, como cortar, dividir, juntar, aplicar filtros, transições e efeitos, e suporte a múltiplas faixas de áudio.
Editores de vídeo para celulares: conheça os destaques
Para terminar, também separamos três opções de editores de vídeo que possuem utilização via celular. Ou seja, ele permite toda a edição direta pelo dispositivo e facilita os casos onde o conteúdo irá para redes sociais ou plataformas de vídeos.
Começando pela versão para Android ou iOS do CapCut, temos um editor de vídeo popular para celulares com ferramentas que pré-moldam imagens ou vídeos para se encaixarem na edição. Por exemplo, como a trend do foto random do TikTok e Instagram.
Além disso, o CapCut possui uma interface amigável, tutoriais animados e recursos como importação de vídeos fácil e rápida.
Outra alternativa é o InShot, com seus tutoriais completos para funções avançadas e uma linha do tempo para edição do vídeo completa. Ou ainda, o Splice, que possui funções extras entre a versão gratuita e paga mas é possível utilizá-lo de modo simples em ambas.
Conclusão
Após conhecer os melhores editores de vídeos, a sugestão é testá-lo e avaliar qual atende melhor a sua necessidade para turbinar suas gravações. Dito isto, boa sorte e que você consiga criar vídeos incríveis!