Como Escrever um TCC de Maneira Simples e Prática?

Por Portal Softwares

30/04/2024

Escrever um Trabalho de Conclusão de Curso, conhecido por TCC ou Monografia, é o maior desafio enfrentado pelo estudante durante a vida universitária. No último ano do curso de graduação, o aluno se matricular nos componentes curriculares projeto de TCC e TCC respectivamente (ou TCC I e TCC II). Na mente do discente surge a pergunta: “Será que posso fazer meu TCC de maneira simples e prática?” E a resposta é sim. Mas, para que o TCC seja elaborado desse modo é necessário preparação por parte do estudante universitário.

Inicialmente, o formando necessita escolher um tema central para elaborar seu TCC. Para facilitar a escolha da temática é recomendado o desenvolvimento de um mapa mental do curso de graduação do correspondente discente. Pode-se usar um software gratuito, como o Mind Meister por exemplo, ou escrever manualmente com caneta e papel. No bloco central do mapa mental coloca-se o nome do curso de graduação e nas ramificações coloca-se as subáreas do respectivo curso universitário. Por exemplo, tem-se o curso Enfermagem que pode ser segmentado em subáreas como Home Care, Pediátrica, Hospitalar e Clínica, Oncológica, Ginecológica e Obstetrícia, de Resgate, do Trabalho, Ambulâncias e UPAs, Médico-Cirúrgica, Dermatológica, Práticas Integrativas e Complementares, Cardiologia e Hemodinâmica, Material e Esterilização, Anestesiologia, Neurologia e Neurocirurgia, Gestão, e Área Acadêmica.

Na escolha do Tema de TCC, é importante destacar que o aluno deve escolher uma subárea que ele goste, possua um conhecimento prévio e entusiasmo, de modo a facilitar o processo de elaboração da monografia com maior motivação e produtividade. Escolhido a temática alvo a ser pesquisada e desenvolvida, é momento de ir buscar livros e artigos científicos a fim de ganhar profundidade em nível de conhecimento na referida subárea selecionada. Para isso, recomenda-se utilizar a biblioteca digital da universidade para captar os livros sobre o assunto e, na internet, empregar o Google Acadêmico para baixar artigos científicos, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

A mencionada plataforma de busca de trabalhos acadêmicos do Google deve ser usada tendo como base a inserção de palavra-chave no título do campo de busca, na intenção de obter-se os documentos diretamente relacionados com a temática escolhida. Seguindo o exemplo do curso de Enfermagem, supondo-se que o estudante escolheu a subárea “Ambulâncias e UPAs”. Colocando-se no campo de busca as palavras Ambulância e Enfermagem, sem aspas nem argumento lógico, surge o trabalho acadêmico “Entraves no atendimento pré-hospitalar do SAMU: percepção dos enfermeiros”, ano de 2018 e com 25 citações. A ideia aqui é mostrar um breve passo a passo, muito importante para que o estudante colete os documentos científicos de maior relevância, apresentando relação direta com a subárea alvo, de modo a promover aquisição de conhecimento e permitir especificar o tema de TCC selecionado.

Adicionalmente, o professor orientador pode direcionar o caminho para a elaboração do trabalho de conclusão de curso. Um ponto importante a considerar é saber escolher o orientador. Para facilitar seu processo de escrita da monografia, o discente precisa se sentir confortável em tirar dúvidas com o docente, bem como ser aberto às mudanças e correções que o professor recomendar. Caso o orientador não demonstre disponibilidade para acompanhar a elaboração de TCC do respectivo aluno, este deve solicitar a mudança de orientador o mais breve possível junto à coordenação do curso.

Escolhido o tema de TCC e feito os devidos estudos críticos para aprofundamento no campo de conhecimento específico, é hora de focar no desenvolvimento dos elementos textuais do TCC, que são: (1) Introdução, (2) Referencial Teórico, (3) Metodologia, (4) Resultados e Discussões, e (5) Conclusão.

Na seção de Introdução, o discente deve preparar uma espécie de “carta de apresentação” do seu trabalho de conclusão de curso. Mas, o que é isso? São argumentos que apresentem ao leitor, geralmente os membros da banca examinadora, um esboço inicial do corrente tema de investigação científica. Nessa seção são colocados, de forma organizada e sequenciada, a contextualização do tema, um breve apanhado da literatura sobre o que já se sabe, a lacuna de pesquisa, o problema de pesquisa definido, os objetivos gerais e específicos do trabalho, e a justificativa (ou relevância). Caso o estudante perceba que os argumentos ainda estão superficiais, é recomendável ler novamente os documentos científicos coletados no Google Acadêmico bem como baixar mais trabalhos acadêmicos. É válido destacar que, desde esta seção, o discente deve mostrar domínio de conteúdo, visando manter a escrita do TCC em alto nível de qualidade.

Na seção do Referencial Teórico, também chamado de Revisão de Literatura, o aluno deve descrever, na forma de tópicos e subtópicos, os principais conteúdos teóricos atuais e relevantes que constam na literatura consultada. Lembrando que tal literatura contempla livros, artigos científicos, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Busque se aprofundar da melhor forma possível, dominando o conteúdo de maneira plena. Assim, a banca irá reconhecer isso na parte escrita do TCC e durante a apresentação do mesmo. A mentalidade do estudante deve conter o pensamento de buscar-se a máxima qualidade possível na escrita do TCC e não o mínimo necessário. A escolha dos tópicos possui como critério os principais assuntos envolvidos na temática do TCC, os mais importantes com divisão de conteúdo, apresentando clareza na escrita, com coerência, coesão e citação adequada dos autores consultados.

Na Metodologia, também chamada de Materiais e Métodos, deve conter todos os materiais empregados para a execução da pesquisa, assim como o procedimento experimental que empregou-se desde o início do estudo até sua finalização. No exemplo antes mencionado, do curso de Enfermagem, pode-se evidenciar o estudo de caso envolvendo a percepção dos enfermeiros em um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de um determinado município. Neste caso é possível descrever se utilizou pesquisa qualitativa e/ou quantitativa, o número de atendimentos mensais ao longo do ano, as métricas estatísticas que auxiliaram na análise do problema definido entre outras abordagens.

Nos Resultados e Discussões, o estudante apresenta as soluções encontradas para o problema levantado. Vale empregar gráficos e tabelas para a organização e classificação dos dados envolvidos. É importante fazer um estudo da aplicação dos diferentes tipos de gráficos (tais como gráfico de barras, de coluna, de linha, de pizza etc.) para um conjunto correspondente de variáveis. Os argumentos contidos nessa seção devem ser claros, coerentes e convincentes, de modo a fornecer apontamentos referente ao que de mais relevante se conseguiu com a presente pesquisa.

Na Conclusão o estudante deve escrever uma síntese geral do trabalho acadêmico desenvolvido, as soluções ou respostas relevantes encontradas e quais serão as propostas de trabalho futuro que poderão seguir adiante com base na monografia atual.

Finalizado e revisado os elementos textuais, o aluno precisa focar nos elementos pré-textuais e pós-textuais, que incluem capa, folha de rosto, sumário, formatação ABNT, referências bibliográficas, apêndice e anexo. Uma discussão sobre esses elementos ficará para um outro artigo.

Leia também:

Nosso site usa cookies para melhorar sua navegação.
Política de Privacidade